Rainha no projeto em cena do planalto

Imagem Postado em Atualizado em

Rainha foto de Flavia Amadeu
foto de Flavia Amadeu

O Margaridas Dança (Brasília, 2004) inspirou-se em poemas de escritoras brasileiras e estrangeiras para refletir sobre a condição da mulher negra na atualidade para realizar o espetáculo intitulado “Rainha”, que aborda diferentes olhares dessa realidade, tanto questões políticas e sociais, como também o lirismo encontrado em sua escrita. Conta com o elenco de Laura Virgínia como diretora e intérprete, Cleani Marques como intérprete e Édi Oliveira na criação coreográfica. “Rainha” foi agraciado com o Prêmio FUNARTE Klauss Vianna em 2010, possibilitando apresentação em: Campo Grande, Salvador, João Pessoa, Recife e Palmas.

“Após ler ‘O olho mais azul’ da estadunidense Toni Morrison (Prêmio Nobel de Literatura) fui picada pela curiosidade em saber sobre a identidade negra. Minha ignorância era grande. Ao investigar junto com Cleani, descobrimos um campo vasto de criatividade e dor. Fizemos um recorte no qual se focalizaria os aspectos da mulher contemporânea negra: trabalho, imagem, fragilidade/força, condição sócio-cultural, invisibilidade, beleza, dignidade, alienação e emancipação. Adentramos na escuridão maternal de Juliano, filho de Elisa Lucinda, sem medo porém com respeito e alegria. O coreógrafo Édi Oliveira foi convidado para criar as coreografias da montagem, em conjunto com bailarinas-criadoras. “Preconceito, dignidade, orgulho, consciência, altivez, baixa-estima, medo, luta. Substantivos tão diversos e contrastantes, que me ajudaram a construir uma leitura sobre a realidade heterogênea da mulher negra no Brasil atual”, revela o coreógrafo.

Para elaboração de “Rainha”, o elenco fez uma pesquisa literária durante seis meses e optou por usar poemas como base da criação. A maior dificuldade foi encontrar material de escritoras brasileiras, pela ausência de publicações de mulheres negras no País. Após reunir vários textos, alguns foram selecionados para entrar em cena. Os poemas foram usados tanto como inspiração para expressar o imaginário feminino negro, como também para compor a própria dança. A marginalização social, o preconceito racial, a sensualidade estereotipada, a ancestralidade negra, são algumas das questões observadas no discurso das escritoras. “Rainha” transporta esse universo para o palco, com uma estrutura coreográfica que reflete um mosaico de palavras e movimento.
Dentre os textos selecionados para compor o espetáculo e inspirar suas cenas encontramos material das escritoras brasileiras: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo (Minas Gerais); Cristiane Sobral e Tatiana (Brasília); Elisa Lucinda (Espírito Santo); e Andréia Lisboa e Negra Li (São Paulo). Os poemas das norte-americanas são de Toni Morrison (Ohio); Alice Walker (Geórgia); Audre Lord (New York) e Maya Angelou (Missouri). A trilha sonora reforça esse universo feminino negro utilizando as canções ‘Four women’ e ‘Images’ de Nina Simone; ‘Tarata’ interpretada por Clementina de Jesus; e ‘Ilu ayê’ na voz de Clara Nunes.

SERVIÇO
Margaridas Dança apresenta “RAINHA”
espetáculo de dança inspirado em poemas de escritoras negras.
Dias, 7, 8, 9 e 10 de março
De quinta a sábado às 21h
Domingo às 20h
Ingresso: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia-entrada)
Local: Teatro FUNARTE Plínio Marcos
Endereço: Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), Brasília/DF

2 comentários em “Rainha no projeto em cena do planalto

    Millene disse:
    março 8, 2013 às 1:41 pm

    O ingresso compra na hora?

      Margaridas Dança respondido:
      março 8, 2013 às 2:23 pm

      sim, na bilheteria do teatro, 20 inteira e 10 meia para estudantes e professores do DF
      bom dia pra ti Millene, nos vemos mais tarde!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s